Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Renato Dobal por FraM Martins

Martins bate papo com um dos maiores ícones da dramatrugia brasileira, Renato Dobal. 

Sempre sorridente e bem humorado, Renato Dobal, 80 nos, é referência na dramaturgia brasileira além de ser considerado pela maioria absoluta de seus colegas como um ícone dos palcos, com mais de 60 peças no currículo. 
Renato Dobal/ Francisco Martins
AgênciaFM

Brasileiro nascido no Piauí migou para o Rio de Janeiro onde ingressou na Casa do Estudante, escola de teatro dirigida por Pascoal Carlos Magno. Faltava aproximadamente um ano e meio para ele se formar quando recebeu um convite para integrar o elenco de "Seis Personagens em Busca de um Autor", 1951. "Fiquei em dúvida pois queria terminar o curso. 

Entretanto, atendi ao convite e chegando lá perguntaram quantos anos eu tinha? - Respondi, 21 anos (mas tinha 28 anos). Foi uma gargalhada só. Não entendi a razão dos risos. Mas, fui aceito para trabalhar ao lado de Tonia Carrero, Paulo Autran e Adolfo Celli. Anos depois, eles contaram-me que sabiam que eu aumentei a idade para poder atuar na peça. Ou seja, devido minha estatura eles não acreditavam que tivesse 21 e sim menos de 21 anos" conta Renato ao jornalista Francisco Martins. O grupo teatral comandado pelo italiano Adolfo Celli, encenava duas peças ao mesmo tempo: Seis personagens... e " Natal na Praça, ambos com Dobal no elenco. (Francisco Martins - reprodução somente com autorização - agenciafm@gmail.com ).  

Matéria Completa em Formas&meios

Nenhum comentário: